Dicionário

A

Admissão Temporária, Temporary Admission - Regime que permite a importação de bens que devam permanecer no país durante prazo fixado, com suspensão de tributos. Os motivos dessa permanência temporária podem ser feiras e eventos, reparos/consertos, testes, amostras, entre outros.

Agente de Carga – Ver em Forwarder

ALALC – Associação Latino Americana de Livre Comércio – Associação de países da América Latina para incrementar o comércio intra-regional, buscando o maior intercâmbio entre os países e o desenvolvimento econômico e social da região. ALALC foi criada em 1960 e substituída pela ALADI.

ALADI – Associação Latino Americana de Integração – Associação dos países da América Latina visando a integração econômica, mediante acordos comerciais bilaterais e multilaterais.

Apólice de Seguro Aberta, Open Policy - Um contrato de seguro aberto que protege todos os embarques, de uma região específica ou período de tempo determinado. Isso se refere a "aberto", pois não é necessário fazer uma apólice para cada embarque.

Agente do Navio, Steamship Agent - Um representante apontado e autorizado, em um território específico, para agir como agenciador do armador e atender a todos os assuntos relativos aos navios da linha especificada.

Aluguel de Container – Ver em Demurrage

Armazém Alfandegado – Ver em Entreposto

Avaria Particular, Particular Damage – Dano ou perda parcial da carga durante o transporte marítimo.

AWB (Airwaybill), Conhecimento de transporte aéreo – Um contrato de transporte aéreo, não negociável, entre a empresa transportadora e o embarcador.

AWB Master – Ver em Máster

B

Back to Back (Importação e Exportação) – Operação regulamentada pelo Banco Central do Brasil, permitindo que empresas brasileiras efetuem a compra de mercadorias originárias do exterior para venda direta a clientes domiciliados em um terceiro país, sem que haja o ingresso da mercadoria em território brasileiro.

Back to Back (nas cargas) – Operação de transporte aéreo onde se emite um só master e um só house para a mesma mercadoria, sem consolidação ou quando todos os houses são do mesmo consignatário.

BAF (Bunker Adjustment Factor ou Bunder Surcharge B/S), Custo Adicional de Combustível – Um valor adicional exigido pelos armadores para compensar as flutuações no custo do combustível. Também conhecido como "Bunker Surcharge” (B/S). A palavra Bunker refere-se ao tanque de armazenagem de óleo no navio.

Bandeira do Transportador, Flag Carrier – Indica o país onde o navio ou embarcação é registrada e onde o armador tem sua sede. Uma linha aérea ou navio de registro nacional, cujo governo dá um monopólio parcial ou total para que cubram rotas internacionais.

B/L (Bill of Lading),Conhecimento de Embarque Marítimo - Um documento emitido por uma empresa de navegação ou armador ou agente de carga confirmando a contratação do frete marítimo e o recebimento da carga no porto de origem, para ser transportada ao porto de destino.

Representa:
1) Um recibo para a carga embarcada;
2) Uma definição do contrato de carregamento da mercadoria;
3) Um documento que intitula as mercadorias descritas nele;
4) Esse documento é geralmente não negociável, a menos que consignado "À Ordem".

B/L Limpo – Clean on Board – carga recebida a bordo, sem qualquer indício de avaria ou reserva. Ver em Prima Facie

C

CAD (Cash Against Documents), Valor contra documento - Uma forma de pagamento de mercadoria, na qual o título de transferência dos documentos de embarque/venda é dado ao comprador para utilização mediante pagamento do valor a um intermediário que está agindo pelo vendedor.

CAF - (Currency Adjustment Factor), Correção Monetária – Um ajuste nas taxas de frete, pelo transportador, para compensar as variações da moeda estrangeira.

ICC – International Chamber of Commerce – Câmara Internacional de Comércio, Organização não governamental com sede em Paris e atuação global, estuda e publica normas de padronização para o Comércio Internacional, com a participação de técnicos de todos os países membros. Tem normas padronizadas para INCOTERMS , para emissão e cumprimento de Cartas de Crédito, Garantias Internacionais, muitas outras.

Capatazia, THC (Terminal Handling Charge) - Uma taxa pelo manuseio de carga nos terminais.

Carga Coberta, Deck Cargo - A carga é arrumada no convés do navio ao invés de ser alocada nos porões.

Carga Solta – Ver em LCL

Carga volumosa, Bulk Cargo – Carga solta que é carregada dentro das dependências do navio.

Carta de Crédito – Letter of Credit – Uma Ordem de pagamento que o importador contrata junto a um banco, a favor do exportador.

Carta de Crédito Confirmada, Confirmed Letter of Credit - Uma Ordem de pagamento que o importador contrata junto a um banco, a favor do exportador, garantida por um terceiro banco de reconhecimento internacional.

Certificado de Fabricação, Certificate of Manufacture - Um documento usado sob Carta de Crédito, contendo a garantia de que as mercadorias foram fabricadas e estão aguardando autorização de embarque sob conta e risco (de prazo) do comprador.

Certificado de Inspeção, Inspection Certificate – Um documento que certifica que o material descrito na documentação encontra-se em boas condições de uso, de acordo com as especificações pré-acordadas na compra/venda.

Certificado de Inspeção Fitossanitária, Phytosanitary Inspection Certificate - Um Certificado emitido pelo Departamento de Agricultura do país exportador, que declara ter inspecionado a carga contra pestes e doenças.

Certificado de Origem, Certificate of Origin - Um documento que assegura a origem da mercadoria importada. Utilizado para fins de alfândega, ou negociação entre países estrangeiros, ou ambos. Esse certificado geralmente é emitido por uma organização oficial no país de origem como um Consulado ou Câmara de Comércio. Cabe esclarecer que, o documento atesta o país onde a carga foi produzida "origem" e não onde foi embarcada "procedência".

CFS - (Container Feight Station), Local de Ova e Desova do Container – O termo CFS no porto de carregamento significa o local designado pelos transportadores para receberem a carga do container a ser estufado. Quando o termo for designado ao porto de destino do embarque internacional, significa o local onde o container será desovado.

Charter – Vôo em que o embarcador contrata o aluguel de uma aeronave para um determinado embarque, porém, é um serviço não-programado de vôo comercial (sem pré-escala de horários). Chassis (1) – Uma roda retangular planejada, suportada por molas e eixos de roda, construída para acolher suporte de containers para transporte sob rodas. Chassis (2) - Taxa cobrada na maioria dos portos dos Estados Unidos para movimentação da carga no porto.

CIA - (Cash in Advance), Pagamento Antecipado – Modalidade de pagamento de compra e venda onde o comprador paga o vendedor antes do embarque da mercadoria ou carga.

Classificação, Classification – Um termo para determinar a correta posição tarifária para admissão alfandegária do material no país de destino ou pagamentos de taxas aduaneiras.

Cobrança à Vista, Sight Draft - Cobrança efetuada mediante apresentação de saque com os documentos de embarque, para pagamento na primeira apresentação.

Código Harmonizado, Harmonized Code – Um sistema de descrição uniforme classificando mercadorias para alfândega, estatística e outros propósitos, aceito internacionalmente.

Código Portuário, Port Marks - Um grupo de identificações como letras, números, ou símbolos geométricos, seguidos do nome do porto de destino.

Combinação de Navios, Combination Vessels - Um tipo de embarque que associa cargas Containers e Break-Bulk. Também conhecido como Navio Container/Break-Bulk.

Conferência, conference - Um grupo de operadores de navios que se unem no propósito de estabelecer rotas, freqüências, taxas de frete.

Conhecimento de Embarque Aéreo – Ver em Air Waybill

Conhecimento de Embarque Marítimo (1) - ver em B/L

Conhecimento de Embarque Marítimo (2) , a Bordo, B/L, On Board – Documento que assegura que a mercadoria específica foi recebida a bordo do navio, embarque efetivamente já efetuado.

Conhecimento de Embarque Marítimo (3) – À Ordem, Bill of Lading (B/L) To Order Of – Um conhecimento negociável. Existem dois tipos: 1) Uma fatura emitida à ordem do consignatário, possibilitando a ele endossar a fatura a uma terceira parte; 2) Uma fatura emitida à ordem do embarcador e endossada por ele, " Blank Endorsed" (em branco), ficando aos cuidados do portador ou a um consignatário nomeado.

Conta em Aberto, Open Account - Negociação comercial na qual as mercadorias são embarcadas para um comprador internacional sem estipular condições e prazo de pagamento, como uma conta-corrente, sem qualquer garantia formal de pagamento como saque a vista, saque a prazo, carta de crédito ( L/C ) ou qualquer outra evidência documental da negociação. Condição é mais comum entre empresas do mesmo grupo empresarial, transações inter-companies ou clientes antigos e muito confiáveis.

Consignatário, Consignee – A pessoa física ou jurídica a quem o vendedor ou embarcador encaminha a mercadoria, e, sob apresentação dos documentos, reconhece como responsável, tendo que reconhecer e pagar pelas taxas alfandegárias.

Consignador, Consignor – Um termo usado para descrever qualquer pessoa que consigna mercadorias para si mesmo ou uma terceira parte sob um documento de conhecimento de embarque ou similar. Um consignatário poderia ser o dono da mercadoria, ou um Agente de Cargas que consigna mercadorias em benefício de um terceiro.

Consolidador, Consolidator – Um agente que carrega um número de embarques para um único destino para obter taxas preferenciais.

Container Refrigerado – Ver em Reefer

Controle de Temperatura de Carga, Temperature Controlled Cargo – Qualquer carga, que requer transporte sob temperatura controlada.

Correção Monetária – Ver em CAF – Currency Adjustment Factor

D

DDC (Destination Delivery Charge) – Taxa de envio ao destino.

Dead Freight, Frete Morto – Taxas de frete pago pelo fretador do navio para contratar um espaço, o parcialmente ocupado.

Demurrage, Aluguel de container – Despesa cobrada pela companhia marítima pela retenção e estadia de containers além do prazo permitido pela empresa de navegação para devolução do mesmo após entrega da carga no porto destino. Normalmente são concedidos alguns dias, de 7 a 21 dias para que o importador devolva o container após a descarga do navio, sem cobrança de demurrage.

Densidade, Density – Unidade de peso por unidade de volume.

D.I. – Declaração de Importação – documento emitido e registrado no sistema eletrônico SISCOMEX para submeter o embarque à fiscalização aduaneira, contendo todos os dados da importação, NCM, impostos a recolher, importador, etc. É o documento que prova a importação regular da mercadoria, juntamente com a fatura, packing list e B/L ou AWB.

Documentos Consulares, Consular Documents - Formulários especiais assinados por um Escritório Consular do país ao qual a carga é destinada.

Drawback - Incentivo à exportação através da diminuição dos custos de importação de componentes, partes e peças e insumos em geral, com isenção ou suspensão dos impostos devidos na importação, desde que se comprove a utilização no processo de produção do produto final efetivamente exportado.

Drawback Integrado Suspensão – O benefício é aplicado sob a forma de suspensão do pagamento do imposto devido sobre importação da mercadoria a ser exportada. Há vários tipos de processos: Comum, Intermediário, Genérico, Intermediário Genérico e Sem Expectativa de Pagamento.

Drawback Integrado Isenção – A empresa terá direito a importar a mesma quantidade e qualidade de insumos empregados na produção de um produto comprovadamente já exportado. Trata-se de uma reposição de estoque e pode ser do tipo Comum e Intermediário.

Drawback Restituição – Refere-se à restituição total ou parcial de tributos que incidiram sobre a importação anterior de mercadoria que venha a ser exportada após beneficiamento ou que seja utilizada na fabricação, complementação ou acondicionamento de outra mercadoria exportada. Considerando que a mercadoria ou insumos já foram importados regularmente e pagou os impostos devidos, resta pleitear a devolução ou restituição desses impostos.

E

EDI ou EDIFACT (Eletronic Data Interchange for Administration, Commerce and Transport), Trocas de Dados Eletronicamente para Administração, Comércio e Transporte É uma forma de transação de dados eletronicamente.

Embarque – Shipment - Frete acordado com um transportador, por um exportador, em certo lugar e tempo, para entregar a mercadoria em outro lugar a um consignatário, sob um Conhecimento de Embarque.

Embarcador, Shipper - Termo usado para descrever um exportador, geralmente o vendedor.

Embarque Consolidado, Consolidated Shipment - É um método de embarque, pelo qual um agente (agente de carga ou consolidador) agencia a carga de vários consignatários em um único embarque, com a finalidade de obter taxas preferenciais. Essa consolidação é desfeita no destino pelo agente consignado que disponibiliza os documentos aos consignatários. O único intuito dessa modalidade é a obtenção de melhores taxas de embarque.

Empresa Comercial Exportadora - Export Trading Company – Empresa organizada e especializada na aquisição de produtos no mercado interno destinados à exportação, prestando ainda seus serviços de exportação a outras empresas industriais nas vendas ao mercado externo.

Endosso em Branco - Blank Endorsed – 1) Usado normalmente em conhecimento de carga, é um endosso ao portador que passa a ser o dono da carga constante do B/L. Possui somente o nome do endossador e não especifica portador ou consignatário em particular. 2) Também significa: taxas de endosso do carregamento à ordem do embarcador.

Entreposto Aduaneiro - Bonded Warehouse - Armazém Alfandegado - Zona Secundária - Um Armazém autorizado pela Alfândega a armazenar produtos de importação ou exportação ainda não submetidos a desembaraço aduaneiro. Atua sob jurisdição da Aduana ou da Receita Federal, até desembaraço final das mercadorias.

Estiva, Stowage – O carregamento da carga para o navio é tão importante quanto providenciar segurança e eficiência para o navio e as mercadorias que carrega.

Exportação Temporária, Temporary Export - Ocorre quando a exportação é efetuada sob a condição da mercadoria retornar posteriormente ao país, em prazo determinado, no mesmo estado ou submetida a processo de conserto, reparo ou restauração.

EX-Tarifário – Procedimento de se criar uma exceção ao tratamento tarifário de uma classificação fiscal ou NCM, no âmbito da Tarifa Externa Comum ou TEC. Redução temporária da alíquota do imposto de importação para bens sem similar nacional

F

Fator da Capacidade, Load Factor - Capacidade usada ou contra capacidade disponível e expressa ou uma porcentagem.

Fatura Comercial, Commercial Invoice – Emitida pelo exportador. A fatura comercial é o documento que serve de base para o desembaraço aduaneiro da mercadoria no país de destino, assumindo a função de nota fiscal para o mercado internacional. No Brasil, a Nota Fiscal serve para acompanhar a mercadoria até o local de embarque no exterior. A fatura deve ser emitida no idioma do país a que se destina a mercadoria ou em inglês. Deve conter todas as informações sobre a mercadoria e a operação, conforme estabelecido no contrato internacional de compra/venda.

Fatura Consular – Consular Invoice - Um documento requerido por alguns países, descrevendo o embarque das mercadorias e mostrando informações sobre o consignatário, consignador e valor do embarque. Certificado por um cônsul oficial. A fatura consular é usada por Oficiais das Alfândegas dos países para verificar valor, quantidade e natureza do embarque.

FCL (Full Container Load) – Carga total de um Container Feeder Vessel, Navio de Pequeno Porte, Navio menor que percorre rios, lagos e lagoas, que se conecta com uma Linha de Navios Marítimos (de grande porte), para servir certos portos que não tenham condições físicas de suportarem um navio de grande porte.

FEU (Equivalente a um Container de 40 Pés) – Termo normalmente usado nas taxas negociadas de frete marítimo referindo o equivalente de dois containers oceânicos de 20 pés.

FIATA (International Federation of Freight Forwarders Associations) – Federação Internacional de Associação de Agentes de Carga.

Flat Rack – Uma plataforma desenhada com a flexibilidade de transportar cargas de dimensões grandes e irregulares a bordo de navios container. Pode ser transportada pelas laterais ou pelo topo. Normalmente possui ajustes para ajuda na frente e no fundo.

FMC (Federal Maritime Commission) Comissão Marítima Federal – A agência federal americana responsável por Transportadores Marítimos, Conferenciados, NVOCC’s e Agentes de Carga Marítimos seja nos portos oceânicos ou nos canais hidroviários.

Força Maior, Force Majeure - O título de uma cláusula padrão, encontrada nos contratos da marinha privilegiando as partes por não preenchimento de suas obrigações por razões além de seu controle, tais como terremotos, inundações ou guerras.

Forwarder, Freight Forwarder - Agente de Cargas Internacional – Um negócio independente que despacha embarques dos exportadores sob troca financeira. Os embarques poderão ocorrer por ar, terra ou mar. Também preparam os documentos necessários ao processo, reserva de espaço no navio/caminhão/aeronave, armazenagem, atracação e declaração de exportação. E, se for da vontade do cliente, também poderá lidar com serviços de câmbio e seguros.

FPA (Free of Particular Average), Livre de Avaria Particular - Uma cláusula do seguro da marinha que cobre perdas parciais ou totais de perigos do mar.

Frete Pago pelo Exportador – Ver em Prepaid Freight.

Furto, Pilferage - Perda por pequenos furtos durante o transporte e armazenagem da carga.. Esse tipo de sinistro deve ser coberto pela Apólice de Seguro da importação ou exportação, pois o seguro de transporte marítimo não cobre esse tipo de ocorrência.

G

Gerenciamento de Logística, Logistics Management - O gerenciamento custo/eficiência do movimento físico das mercadorias em diversos pontos (seja do processo, seja geográfico) abastecendo a venda final.

Greves – Ver em Strike, Riots and Civil Commotions.

H

House - Contrato que o agente de carga tem com o exportador. Quando uma carga é consolidada, o agente de cargas tem um contrato Master com a companhia transportadora e contratos House com os clientes do mesmo embarque consolidado, havendo a desconsolidação na chegada da carga ao destino.

I

IATA (International Air Transport Association) – Associação de Transporte Internacional.

ICAO (Internacional Civil Aviation Organization), Organização Internacional de Aviação Civil – escritório central em Montreal. Promove o desenvolvimento geral da aviação civil tais como desenho de uma aeronave e operação, procedimentos de segurança, e acordos contratuais.

ICC (International Chamber of Commerce), Câmara Internacional de Comércio – Uma organização não governamental com sede em Paris e atuação global no estudo, normatização e padronização de normas e termos de uso em comércio internacional.

Incoterms – Conjunto de normas e regras que definem com exatidão as atribuições, responsabilidades, custos e riscos para compradores (importadores) e fornecedores ( exportadores) em transações internacionais de comércio. Define local e ponto de entrega onde uma parte cumpre suas obrigações e a outra assume a responsabilidade, riscos e custos a partir desse mesmo local ou ponto.

Inducement (Induzir) – Se dá quando o armador publica em sua programação o nome do porto e a palavra "by inducement" entre parênteses. O que significa que o navio irá parar no porto, caso haja número suficiente de carga reservada para coleta.

Inland Freight (Transporte interno) – Transporte doméstico, dentro do país exportador, da fábrica até porto ou aeroporto de embarque, e também dentro do país importador, do porto ou aeroporto de destino até entrega final da carga no endereço do importador ou consignatário.

Interline – Um acordo mútuo entre linhas aéreas para unificar suas rotas.

Intermodal – Refere-se a utilização de várias modalidades de transporte: trem, caminhão, navio, avião ou semelhante.

Invoice – Commercial Invoice – fatura emitida pelo fornecedor (supplier) ou embarcador (shipper), refletindo a negociação entre comprador e fornecedor com especificação das mercadorias, preços, pesos, condições e prazo de pagamento, consignatário e endereço, porto ou cidade e país de destino, etc. É documento indispensável para o desembaraço aduaneiro no destino.

ISO – International Standard Organization Organização internacional que estuda e estabelece padrões de qualidade para produtos, serviços e processos. Publica normas que devem ser obedecidas e respeitadas por todos os países. Assim temos a ISSO-9000, ISSO-14.000 e muitas outras.

J

Joint Venture – Um termo sobre parceria de negócio onde as partes irão dividir riscos e lucros em diferentes países.

Just in Time (JIT) – O princípio da produção e controle de estoque no qual as mercadorias chegam no exato momento em que serão utilizadas na produção.

L

L/C - Veja Carta de Crédito.

LCL (Less than Container Load) – Menos que um container cheio. Carga Solta.

L&D (Loss and Damage) – Perda e Risco.

Leis Anti-Dumping - Anti Dumping Laws- São leis impondo impostos adicionais aplicados a produtos que estejam sendo importados a preços inferiores aos praticados no mercado interno do país exportador, caracterizando a prática de “ dumping”, com prejuízo à produção de produto similar no país importador.

LTL (Less than truckload), Menos que o Mínimo – Taxa aplicada quando a quantidade do frete é menor que o volume ou peso mínimo.

Licença de Exportação, Export License - Um documento segurado por um governo, autorizando o embarcador a exportar uma quantidade específica de uma mercadoria para um certo país. Esse documento costuma ser requerido quando o governo coloca restrições sobre as exportações.

Licenciamento de Importação (LI), Import License - Um certificado emitido pelos países que exercem os controles de importação. No Brasil, atualmente, o LI é automático, excetuando-se operações com máquinas usadas e itens sujeitos a controles administrativos e anuências, tais como preços, exigências de normas técnicas e sanitárias, cotas de importação e outras medidas de controle por agências governamentais Para os demais automáticos, o controle passa a ser feito no momento que o produto chega ao país, por ocasião do registro da DI (Declaração de Importação).

Linha de rota, Liner – A palavra liner vem do termo "linha de tráfego" que denota operação sob rotas definidas ou a definir.

Linhas de Navio, Steamship Line - Uma empresa que possui os seguintes departamentos: operações de navio, operações de container, departamento de tarifa, reservas, taxas e vendas. Possui escritórios regionais e em outros países.

M

Manifesto – Manifest - Uma lista de mercadorias transportadas por um transportador.

Manifesto de Carga, Ship´s Manifest – Um instrumento escrito, a ser apresentado à alfandega do país, onde conste a relação de cargas do navio.

Master – Contrato que a companhia aérea ou marítima tem com o agente de carga ou com o embarcador direto.

Medida de Tonelada, Measurement Ton - A medida de Ton e um espaço de medida, geralmente 40 pés cúbicos ou um metro cúbico.

Medidas de Salvaguardas – Instituição de barreiras tarifárias e não tarifárias pelo prazo máximo de 5 anos, com o intuito de proteger determinado setor industrial sujeito a forte concorrência externa.

Mercosul, Mercosur – Mercado Comum do Sul – Acordo internacional entre Brasil, Argentina, Paraguay, Uruguay e Venezuela para promover o livre comércio entre os países signatários, além de promover a integração econômica e social, harmonização de políticas tributárias, tarifa externa comum, harmonização de políticas sanitárias, padrões de comercialização e de medidas, dentre outras. Acordo é aberto a novas adesões de outros países da América do Sul. Bolívia em estado de adesão (2014). Como membros associados conta com Chile, Peru, Equador, Colômbia e Guiana e Suriname em processo de ratificação.

Mantra – Sistema Integrado de Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento”

N

NAFTA - (North American Free Trade Agreement), Tratado de Livre Comércio da América do Norte – Um tratado de livre comércio entre Estados Unidos, Canadá e México.

Navio de Carga Solta, Break-Bulk Vessel – Um navio desenhado para movimentar grandes cargas e/ou com medidas irregulares. Geralmente cargas especiais, de Projeto, de grandes dimensões, impróprias para uso de containers convencionais.

Navio de Pequeno Porte – Ver em Feeder Vessel

NOVOEX – Sistema criado pelo governo brasileiro que utiliza a Internet como forma de facilitar as operações de exportação.Objetivo é eliminar a utilização de documentos no processo de fiscalização e tramitação aduaneira na exportação, fazendo todos os controles via sistema eletrônico único.

NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier), Transportador Comum Não Proprietário – No Brasil, um termo para um consolidador de embarque marítimo, geralmente finalizando funções de consolidar e containerizar. Operam sob diferentes regras e licenças governamentais necessárias.

NT (Net Ton) – Tonelada líquida.

O

OD – Diâmetro Externo.

OMC (World Trade Organization), Organização Mundial de Comércio - Uma organização que tem a função de ajudar a reduzir barreiras e promover concessões tarifárias entre os países.

O/R (Owner´s risk) – Risco do proprietário.

P

PA (Particular Average), Avaria Parcial – Perda parcial ou prejuízo das mercadorias.

Packing List - Romaneio - Documento emitido pelo exportador que descreve as mercadorias embarcadas, detalhando o número de volumes, unidades de cada volume, peso, tamanho, cor, marca e outras características da mercadoria.

Pagamento Antecipado – Ver em CIA

Part Charter, Vôo Charter - Quando parte do programa de vôo da aeronave é reservado como se fosse um fretamento de sua própria direção. Com freqüência, é usado incorretamente como sinônimo de "split charter" ou divisão de fretamento.

Perecíveis, Perishables - Qualquer carga que pode perder consideravelmente seu valor se o transporte for lento. Geralmente, refere-se a frutas e vegetais.

Perigos do Mar, Perils of the Sea - Acidentes fortuítos ou peculiares casualidades dos transportes marítimos, tais como afundamento ou, mares bravos, ou outras forças da natureza não usuais.

Peso Bruto, Gross Weight - O peso total de um embarque, incluindo containers e materiais empacotados.

Peso Legal, Legal Weight – O peso da mercadoria, adicionado de qualquer peso adicional tal como embalagem.

Peso Líquido, Net Weight - O peso da mercadoria desconsiderando embalagem ou amarras.

Peso / Medida Ton – Peso ou cubagem.

Peso Morto, Ton-Deadweight – A capacidade do navio, nos termos de peso em toneladas da carga, combustível, provisões e passageiros que o navio pode carregar.

Peso Taxado ou Cubado, Chargeable Weight – Peso pelo qual será calculado o frete.

Peso / Volume, Volume Weight - Um termo no embarque aéreo internacional usado para descrever se o cálculo final de frete de um embarque acontecerá pelo cálculo do peso ou do volume do mesmo. Porto de Carregamento, Port of Loading - Porto onde a carga é carregada a bordo do navio, e devidamente acondicionada.

Porto de Destino, Port of Discharge - Um porto onde o navio é atracado e a carga desovada.

Porto de Entrada, Port of Entry - Local onde cargas estrangeiras são admitidas no país recebedor.

Porto de Livre Comércio, Free Port - Um porto que é uma Zona de Livre Comércio aberta a todos os negociadores.

Prepaid Freight - Frete Pré-pago na Origem - Frete pago antecipadamente pelo exportador, tanto em embarques marítimos como aéreos. Pagos na moeda do país exportador.

Prima Facie – B/L Limpo – Um termo em latim, freqüentemente encontrado no mercado internacional, e que significa: "à primeira vista". Quando o armador emite um B/L limpo, significa que as mercadorias foram recebidas "em boas condições aparentemente" e é constatado oficialmente a evidência "prima facie" das condições do container. Ou seja, se nada aparecer ao contrário, deve ser deduzido que a carga estava em boas condições quando recebida pelo transportador.

R

Recebedor, Drawer - A pessoa física ou jurídica que emite o saque (sacador). Drawee é o sacado, contra quem o saque é emitido para pagamento no vencimento.

Reefer - Um container refrigerado durante todo o percurso.

Recof - Regime aduaneiro especial que permite a importação sem pagamento dos tributos aduaneiros, para máqujinas, equipamentos, partes e peças, componentes e insumos em geral destinados às indústrias aeronáutica, automotiva, de informática, de telecomunicações e de semicondutores.

Repetro – Regime aduaneiro especial que desonera a importação de equipamentos, partes e peças, destinados à indústria de petróleo e gás natural.

Reporto - Regime aduaneiro especial que permite a desoneração de tributos na importação de máquinas, equipamentos, partes e peças a serem utilizados em instalações portuárias e suas operações.

Ro/Ro Vessel (Roll-on/Roll-off) - Um navio projetado para acomodar cargas roll-on e rol-off.. Muitos desses navios acomodam containers e/ou cargas break-bulk . Muito utilizado no transporte de veículos, tratores, guindastes.

Romaneio – Ver em Packing List.

Rota, Route - Um caminho estabelecido, pelo armador, entre o ponto de saida e o destino final do navio ou embarcação.

S

Saque, Draft – Emitido pelo exportador, tem função de cobrar do importador as divisas referentes à exportação da mercadoria. O saque deve ser emitido no idioma do país importador ou em inglês.

Saque Antecipado – Ver em CIA

Saque Pré–Datado, Dated Draft – Um saque que suporta um especificado número de dias após sua emissão, sem necessitar de aceite.

Seguro com Cobertura Completa, All Risk Insurance – A forma mais ampla de cobertura de seguro de embarque internacional disponível. Protege contra perda física ou qualquer forma externa de prejuízo à carga. Não cobre perdas e riscos por atraso, embalagem inadequada ou dano comercial.

Seguro da Carga, Cargo Insurance - Seguro para proteger os interesses financeiros do dono da carga em caso de perda do material durante o transporte internacional e transporte local se este for coberto na apólice.

Seguro Porta a Porta – Door to door Insurance – Seguro contratado para cobrir eventuais danos ou avarias desde o local de origem até o local de entrega final da mercadoria ou carga, cobrindo o transporte interno na origem, movimentação no porto e aeroporto de embarque, transporte internacional, chegada no país de destino, armazenagem e desembaraço, transporte final para entrega ao importador.

SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior, composto por diversos módulos de controle aduaneiro de todas as operações de importação e exportação em território brasileiro.

Strikes - Riots and Civil Commotion - Greves, Distúrbios e Comoções Civis, Uma cláusula de seguro referindo perda ou dano diretamente causado por greves, problemas pessoais e trabalhistas com os trabalhadores e distúrbios de vários gêneros. O seguro da marinha não cobre esses riscos.

T

Tara – O peso do container e embalagem.

Tarifa, Tariff - Um termo geral que lista taxas e custos. As mais comuns no comércio exterior são: tarifa de transporte internacional na modalidade marítima ou aérea; tarifa de cabos de comunicações internacionais, rádio e companhias telefônicas e tarifas de alfândegas.

TEC (Tarifa Externa Comum) – Tarifa aduaneira brasileira baseada no sistema harmonizado, válida para os países de fora do bloco do Mercosul.

TEU – Unidade de transporte de carga ou container com 20 pés de comprimento. Um container de 40 pés equivale a 2 TEU´s.

Time Draft - Saque a prazo - Um saque para pagamento com prazo estipulado, com data de vencimento conforme combinado na transação de compra e venda. Pode ser negociado no sistema bancário internacional para se obter o adiantamento do respectivo valor, devendo ser “aceito” pelo devedor para maior garantia.

Tonelada, Ton – As taxas de frete, nos casos marítimos, geralmente são em toneladas.

Tracking - Um sistema que rastreia o embarque, mediante a inserção de dados, desde a origem ao destino.

Transshipment, Transbordo – Transferir a carga ou container de um navio para outro, em porto intermediário da rota entre porto de origem e porto de destino. Ocorre quando o navio que pega a carga na origem não faz a rota até o destino da carga, desembarca em porto para transbordo e daí a carga segue até o porto final designado no B/L.

Trânsito Aduaneiro, Customs Transit - Permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro antes da nacionalização, mas tem um destino final (geralmente um armazém alfandegado). Também é um transporte de mercadoria nacional ou nacionalizada, despachada para exportação no local de origem ou em um armazém alfandegado com destino ao embarque.

Transportador, Carrier - Qualquer pessoa que, sob um contrato detransporte, encarrega-se de efetuar o transporte ou terceirizar o serviço, seja ele rodoviário, marítimo, aéreo, ferroviário, por canais hidroviários, ou por combinações das modalidades anteriores.

Transportador de Carga Solta Volumosa, Bulk Carrier – Existem dois tipos de carregadores, o dry-bulk (navios para carga seca) e o liquid-bulk (navios para carga líquida) – mais conhecido como reservatório. Estes são embarques do tipo óleo, granel ou itens sem empacotamento, amarras ou engarrafados, ou mesmo ainda, empacotados porém sem numeração ou marcação.

V

Valor Contra Documento – Ver em CAD.

Variações de Taxas, Valuation Charges - Uma taxa de transporte adicional, cobrada dos embarcadores que declaram um valor de mercadoria maior que o valor limite permitido para o transporte.

Vôo Charter – Ver em Part Charter.

W

War Risk Insurance, Seguro por Risco de Guerra – Cláusula de seguro de importação ou exportação para cobrir eventuais riscos que poderão ser ocasionados às mercadorias, cargas e embarcações, para trânsito em regiões de conflito declarado de guerra ou ameaça de guerra.

WA (With Average) – Um termo de seguro marítimo que significa que o embarque é protegido parcialmente por danos, quando o prejuízo exceda a porcentagem marcada.

WPA (With Particular Average) - Um termo de seguro que significa que a perda parcial ou prejuízo das mercadorias está coberta pelo seguro. O prejuízo normalmente pode ser gerado por água do mar e outros fatores, determinados por uma porcentagem mínima, antes do pagamento. Pode assegurar outros motivos de força maior, como afundamento da embarcação, entre outros.

W/M - Peso ou Metragem Cúbica - Peso e/ou Medida.

Z

Zona de Livre Comércio, Free Trade Zone – Zona Franca, um porto designado pelo governo para entradas de produtos, não proibidos, livres de taxas e qualquer outro encargo. Os produtos serão mantidos dentro dessa Zona e utilizados para fabricação de produtos no local e re-exportados sem pagamento dos impostos e encargos devidos na importação. Os impostos serão cobrados se as mercadorias forem enviadas para outras áreas do território do país importador. Não haverá qualquer imposto quando destinadas à exportação.

Zona Primária, Primary Zone - Área ocupada pelos portos, aeroportos e e/ou pontos de fronteira alfandegados.

Zona Secundária, Bonded Warehouse - São armazéns autorizados pela Receita Federal para receber mercadorias que serão exportadas ou que estão sendo importadas.

Matriz
Av. Nações Unidas, 13.771, Bloco 1 - 3º andar
Brooklin | 04794-000 São Paulo - SP | Brasil

Tel: 55 11 4280-3700
Fax: 55 11 4280-3770
E-mail: grupo.custom@custom.com.br